O
Departamento de Educação Ambiental do
Ministério do Meio Ambiente desenvolveu uma cartilha baseada no Programa
Viveiros Educadores, nomeada Viveiros Educadores- Plantando Vida. Organizada
por Gustavo Nogueira Lemos e Renata Rozendo Maranhão, contou com com auxílio de
Ondalva Serrano e seu profundo conhecimento e experiência de vida, contribuindo
através de um documento produzido de forma inspiradora e complementar à
proposta dos “Viveiros Educadores”. Resultado do trabalho de Educação Ambiental
realizado pelo Ministério do Meio Ambiente, aborda e “procura desenvolver
programas, projetos e ações pautadas pela perspectiva de cultivar a vida e a
felicidade de viver, estimulando a participação popular individual e coletiva nessa
direção.”
O Projeto PEACE, identificando-se com a proposta
dos Viveiro Educadores, têm por finalidade contribuir para a formação de cidadã
e busca cotidianamente a construção de sociedades sustentáveis, aprendendo e
educando em sua prática. Com o intuito
de estimular e orientar o Planejamento da Proposta Pedagógica, direcionado ao
Viveiro Educador, alguns questionamentos foram levantados e refletidos. “ Refletir
sobre tais aspectos é essencial para questionarmos as escolhas feitas e
compreendermos que é possível trilhar outros caminhos, calcados pela
solidariedade, pela universalização da qualidade de vida, pela valorização do
ambiente, e do ser humano como sujeito atuante na construção de um mundo
melhor.
A problemática ambiental é extremamente complexa,
envolve em sua raiz questões de caráter social, econômico, político e cultural
e deve ser encarada de forma ampla, conjugando esforços nas mais diferentes frentes
de atuação para que as transformações almejadas tornem-se realidade.”
Entre as questões que orientam a formação da
Proposta Pedagógica do Projeto de Educação Ambiental, formulamos a PPP do Projeto
PEACE baseada nas questões desenvolvidas na cartilha.
Onde se pretende chegar com a implantação do [Projeto
PEACE] no contexto em que está inserido?
O Projeto PEACE é desenvolvido como recurso
educativo para Escolas e Instituições, contemplando o Ensino Fundamental,
Ensino Médio e Ensino Superior, priorizando a troca e partilha de experiências
e saberes produzidos em cada atividade. A implantação do PEACE direciona o
conteúdo ‘Meio Ambiente e Sociedade’ para o contexto educacional, com o
objetivo de despertar a consciência socioambiental de toda comunidade envolvida
direta e indiretamente nas atividades. ‘Utilizando de forma intencional e consciente
os espaços e estruturas existentes’ em cada comunidade, com potencial para o
despertar e a formação de monitores e educadores ambientais, capazes de
irradiar pró atividade e comprometimento, e com isso, contagiar cada vez mais
pessoas dispostas a contribuir.
Como citado na cartilha, ‘espaços e estruturas
educadoras são aquelas que demonstram, ou podem demonstrar, alternativas viáveis
para a sustentabilidade frente ao modelo hegemônico de desenvolvimento,
possibilitando o aprendizado vivenciado, dialógico e questionador acerca das
temáticas nelas abordadas’, essa passagem define nossa proposta didática no
sentido da vivência prática que trabalhamos e nosso objetivo, refletindo em Projetos
de Desenvolvimento Urbano Sustentável, com resultados no cenário municipal, de
valorização de recursos naturais, preservação do meio e recuperação de áreas
afetadas, idealizados e concretizados pelos próprios cidadãos.
Quais são os objetivos a serem atingidos?
O objetivo principal é a constatação da melhora da
qualidade de vida do município, resultante dos estudos e programas
desenvolvidos ao longo do Projeto, que propõe a preservação dos recursos
naturais, principalmente cursos d’água, divisão justa dos recursos da região e
acessibilidade.
Quais são os princípios e diretrizes que irão guiar
a condução do [PEACE]?
Baseado em três pilares - Educação, Cidadania e
Ecologia – desenvolvemos e objetivamos nossas atividades e propostas,
priorizando a manutenção do equilíbrio ambiental, a fraternidade, justiça e
igualdade humana e a liberdade acesso e expressão social.
A quem se destina este [Projeto]?
Á princípio, à alunos e funcionários da Escola,
alcançando com sucesso uma nova etapa que se estende à família e toda
comunidade direta e indiretamente envolvida.
Quais são os referenciais teóricos e práticos que orientam
este processo?
Nosso referencial didático quanto à Educação
Ambiental é, principalmente, os materiais produzidos e publicados pelo
Ministério do Meio Ambiente, através do Departamento de Educação Ambiental.
Como estabelecer as conexões necessárias entre os
temas?
O estudo da questão ambiental é amplo e, muitas
vezes desperta outros tópicos direcionando o assunto para inúmeras direções,
sendo necessário focar atentamente os tópicos levantados. Os temas apresentados
pelo PEACE se conectam pela conscientização ecológica e desenvolvimento social.
Pautadas as classes trabalhamos o cultivo de árvores plantas, alimentação
saudável e orgânica, gestão apropriada dos resíduos sólidos, preservação e recuperação
de espaços públicos e comunitários.
Com quais pessoas pretende-se conduzir as
atividades demandadas?
O PEACE, objetiva otimizar o ensino e a prática da
Educação Ambiental na Escola, a partir de sua dinâmica alternativa para
concretização das atividades no cenário urbano. É de extrema importância a boa
recepção dos professores e funcionários ao Projeto, que propõe suas atividades
englobadas no contexto de cada Escola, para que se torne parte de seu conteúdo
educacional de iniciativas e renovação da proposta PEACE.
Quais são as estratégias para monitorar e avaliar o
processo?
Ao longo do período de participação ativa do PEACE,
é proposta a formação de alunos como monitores ambientais, que organizarão e
mobilizarão os programas futuros na Escola e sua atuação no município, estando envolvidos
diretamente no canal de comunicação do Projeto, sendo próximo e constantemente
presente, o monitoramento do desenvolvimento e continuidade dado ao trabalho
pela Escola parceira.
Que indicadores podem ser utilizados?
Baseamos o desenvolvimento do Projeto na produção e
publicação de trabalhos desenvolvidos pelos alunos e o índice de intervenção
dos trabalhos na qualidade ambiental municipal.
Segundo a cartilha publicada do Projeto Viveiros
Educadores, as respostas a estas questões devem fornecer os subsídios
necessários para que o grupo realize avaliação pertinente da Proposta, e reflita
sobre as razões pelas quais se envolveram no processo, assim como sua eficácia
para atingirem os objetivos almejados.
Essa reflexão realizada pela equipe do Projeto PEACE
objetiva desenvolver sua Proposta Pedagógica e apresentar-se com clareza aos
órgãos que desejam conhecer melhor sua base teórica.
Com cenário composto por viveiros florestais, hortas
orgânicas, jardins de ervas medicinais, salas verdes para classes, oficinas
exposições e estruturas de perfil econômico e sustentável, o processo de
aprendizagem é desencadeado pela utilização intencional destas estruturas, buscando
proporcionar a reflexão crítica sobre os inúmeros tópicos aí levantados, estimulando
a população envolvida a realizar ações em prol do bem estar coletivo, rever
valores, métodos
e objetivos.
A ligação do Projeto com a Escola, propõe a
progressão de uma estrutura simples, utilizada cotidianamente de forma rotineira,
em uma estrutura cheia de significados e aprendizados, desenvolvendo máxima qualidade
nas relações que se mantém com ela e dentro dela.
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