PPP - Projeto Político Pedagógico MMA - Br

O Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente desenvolveu uma cartilha baseada no Programa Viveiros Educadores, nomeada Viveiros Educadores- Plantando Vida. Organizada por Gustavo Nogueira Lemos e Renata Rozendo Maranhão, contou com com auxílio de Ondalva Serrano e seu profundo conhecimento e experiência de vida, contribuindo através de um documento produzido de forma inspiradora e complementar à proposta dos “Viveiros Educadores”. Resultado do trabalho de Educação Ambiental realizado pelo Ministério do Meio Ambiente, aborda e “procura desenvolver programas, projetos e ações pautadas pela perspectiva de cultivar a vida e a felicidade de viver, estimulando a participação popular individual e coletiva nessa direção.”
O Projeto PEACE, identificando-se com a proposta dos Viveiro Educadores, têm por finalidade contribuir para a formação de cidadã e busca cotidianamente a construção de sociedades sustentáveis, aprendendo e educando em sua prática.  Com o intuito de estimular e orientar o Planejamento da Proposta Pedagógica, direcionado ao Viveiro Educador, alguns questionamentos foram levantados e refletidos. “ Refletir sobre tais aspectos é essencial para questionarmos as escolhas feitas e compreendermos que é possível trilhar outros caminhos, calcados pela solidariedade, pela universalização da qualidade de vida, pela valorização do ambiente, e do ser humano como sujeito atuante na construção de um mundo melhor.
A problemática ambiental é extremamente complexa, envolve em sua raiz questões de caráter social, econômico, político e cultural e deve ser encarada de forma ampla, conjugando esforços nas mais diferentes frentes de atuação para que as transformações almejadas tornem-se realidade.”
Entre as questões que orientam a formação da Proposta Pedagógica do Projeto de Educação Ambiental, formulamos a PPP do Projeto PEACE baseada nas questões desenvolvidas na cartilha.

Onde se pretende chegar com a implantação do [Projeto PEACE] no contexto em que está inserido?
O Projeto PEACE é desenvolvido como recurso educativo para Escolas e Instituições, contemplando o Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior, priorizando a troca e partilha de experiências e saberes produzidos em cada atividade. A implantação do PEACE direciona o conteúdo ‘Meio Ambiente e Sociedade’ para o contexto educacional, com o objetivo de despertar a consciência socioambiental de toda comunidade envolvida direta e indiretamente nas atividades. ‘Utilizando de forma intencional e consciente os espaços e estruturas existentes’ em cada comunidade, com potencial para o despertar e a formação de monitores e educadores ambientais, capazes de irradiar pró atividade e comprometimento, e com isso, contagiar cada vez mais pessoas dispostas a contribuir.
Como citado na cartilha, ‘espaços e estruturas educadoras são aquelas que demonstram, ou podem demonstrar, alternativas viáveis para a sustentabilidade frente ao modelo hegemônico de desenvolvimento, possibilitando o aprendizado vivenciado, dialógico e questionador acerca das temáticas nelas abordadas’, essa passagem define nossa proposta didática no sentido da vivência prática que trabalhamos e nosso objetivo, refletindo em Projetos de Desenvolvimento Urbano Sustentável, com resultados no cenário municipal, de valorização de recursos naturais, preservação do meio e recuperação de áreas afetadas, idealizados e concretizados pelos próprios cidadãos.

Quais são os objetivos a serem atingidos?
O objetivo principal é a constatação da melhora da qualidade de vida do município, resultante dos estudos e programas desenvolvidos ao longo do Projeto, que propõe a preservação dos recursos naturais, principalmente cursos d’água, divisão justa dos recursos da região e acessibilidade.

Quais são os princípios e diretrizes que irão guiar a condução do [PEACE]?
Baseado em três pilares - Educação, Cidadania e Ecologia – desenvolvemos e objetivamos nossas atividades e propostas, priorizando a manutenção do equilíbrio ambiental, a fraternidade, justiça e igualdade humana e a liberdade acesso e expressão social.

A quem se destina este [Projeto]?
Á princípio, à alunos e funcionários da Escola, alcançando com sucesso uma nova etapa que se estende à família e toda comunidade direta e indiretamente envolvida.

Quais são os referenciais teóricos e práticos que orientam este processo?
Nosso referencial didático quanto à Educação Ambiental é, principalmente, os materiais produzidos e publicados pelo Ministério do Meio Ambiente, através do Departamento de Educação Ambiental.

Como estabelecer as conexões necessárias entre os temas?
O estudo da questão ambiental é amplo e, muitas vezes desperta outros tópicos direcionando o assunto para inúmeras direções, sendo necessário focar atentamente os tópicos levantados. Os temas apresentados pelo PEACE se conectam pela conscientização ecológica e desenvolvimento social. Pautadas as classes trabalhamos o cultivo de árvores plantas, alimentação saudável e orgânica, gestão apropriada dos resíduos sólidos, preservação e recuperação de espaços públicos e comunitários.

Com quais pessoas pretende-se conduzir as atividades demandadas?
O PEACE, objetiva otimizar o ensino e a prática da Educação Ambiental na Escola, a partir de sua dinâmica alternativa para concretização das atividades no cenário urbano. É de extrema importância a boa recepção dos professores e funcionários ao Projeto, que propõe suas atividades englobadas no contexto de cada Escola, para que se torne parte de seu conteúdo educacional de iniciativas e renovação da proposta PEACE.

Quais são as estratégias para monitorar e avaliar o processo?
Ao longo do período de participação ativa do PEACE, é proposta a formação de alunos como monitores ambientais, que organizarão e mobilizarão os programas futuros na Escola e sua atuação no município, estando envolvidos diretamente no canal de comunicação do Projeto, sendo próximo e constantemente presente, o monitoramento do desenvolvimento e continuidade dado ao trabalho pela Escola parceira.

Que indicadores podem ser utilizados?
Baseamos o desenvolvimento do Projeto na produção e publicação de trabalhos desenvolvidos pelos alunos e o índice de intervenção dos trabalhos na qualidade ambiental municipal.

Segundo a cartilha publicada do Projeto Viveiros Educadores, as respostas a estas questões devem fornecer os subsídios necessários para que o grupo realize avaliação pertinente da Proposta, e reflita sobre as razões pelas quais se envolveram no processo, assim como sua eficácia para atingirem os objetivos almejados.
Essa reflexão realizada pela equipe do Projeto PEACE objetiva desenvolver sua Proposta Pedagógica e apresentar-se com clareza aos órgãos que desejam conhecer melhor sua base teórica.

Com cenário composto por viveiros florestais, hortas orgânicas, jardins de ervas medicinais, salas verdes para classes, oficinas exposições e estruturas de perfil econômico e sustentável, o processo de aprendizagem é desencadeado pela utilização intencional destas estruturas, buscando proporcionar a reflexão crítica sobre os inúmeros tópicos aí levantados, estimulando a população envolvida a realizar ações em prol do bem estar coletivo, rever valores, métodos
e objetivos.
A ligação do Projeto com a Escola, propõe a progressão de uma estrutura simples, utilizada cotidianamente de forma rotineira, em uma estrutura cheia de significados e aprendizados, desenvolvendo máxima qualidade nas relações que se mantém com ela e dentro dela.

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